O que é?
É o documento que registra a vida profissional de um trabalhador. É documento essencial para uma pessoa conseguir um emprego de forma legal.
Pra que serve?
Como dito acima é uma formalidade indispensável para quem quer conseguir um emprego. Os imigrantes situados no Brasil também devem tirar sua carteira para usufruir dos direitos que a mesma garante aos trabalhadores, sejam brasileiros ou imigrantes.
Quem pode solicitar?
Tanto brasileiros como imigrantes sem diferenciação. A Carteira de Trabalho é a mesma para todos.
Como adquirir?
Existem duas maneiras:
- Carteira de Trabalho Digital (é a regra): Para conseguir a Carteira de Trabalho será necessário o número do CPF e o cadastro no gov.br, depois preencher a solicitação e anexar os demais documentos exigidos.
- Carteira de Trabalho em papel: apenas os trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais devem utilizar a Carteira de Trabalho em papel. Para obtê-la você deverá encaminhar o pedido de agendamento por e-mail, de acordo com o estado onde reside. E-mail: trabalho.(uf)@economia.gov.br. Você deve trocar a designação uf pela sigla de seu estado. Em São Paulo, por exemplo, o e-mail é trabalho.sp@economia.gov.br.